Vereadores denunciam abandono das dependências do CAPS em Barra de São Francisco

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo. A criação desse CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais.

Em Barra de São Francisco, o CAPS nunca chegou a ser inaugurado, apesar de contar com toda a sua estrutura física construída, mas que infelizmente não chegou a ser equipado. Com isso, a unidade que deveria estar a disposição da coletividade francisquense e principalmente dos dependentes químicos e portadores de distúrbios gerais, foi agraciada como uma espécie de “elefante branco”.

Indignados com tamanha aberração, falta de zelo e de compromisso com o espaço, que fica localizado no bairro da Vaquejada, os vereadores Wilson Pinto das Mercês (Mulinha) e Zirene Surdine Valli, estão denunciando o abandono das instalações e já estarão nos próximos dias, encaminhando ao governo do estado, ofício onde cobram uma ação imediata por parte da administração estadual.

Vereadora Zirene

“Nós entendemos que lamentavelmente os governos que passaram desde a criação e construção do CAPS, não se prepararam para compreender que os municípios, teriam de arcar com altas despesas para a sua manutenção”, disse a vereadora Zirene. Ela afirma que os valores para custeio da folha de pagamento dos profissionais, aquisição de equipamentos e manutenção do local, inviabilizam a implementação desses serviços, caso fique sob responsabilidade do município estes encargos. “Aquele espaço não pode ficar abandonado e precisa beneficiar a comunidade. São dependências que podem servir para a criação e o desenvolvimento de ações e projetos voltados para a área social”, pontuou Zirene.

Vereador Mulinha

O vereador Wilson Mulinha, endossa as palavras da colega parlamentar, defendendo que toda a estrutura deteriorada, seja repassada ao município para dar uma destinação diferente ao local. “Se o município tem dificuldade para equipar e manter o local, que o Estado assuma esta responsabilidade ou então repasse e ceda as instalações para que ali o município crie condições de oferecer algo para a comunidade, como por exemplo a implantação de uma unidade básica de saúde ou para o desenvolvimento de projetos sociais justificou ele.

O abandono das instalações é grande e a depredação ainda maior. Foram retiradas ali, as luminárias, interruptores, caixas de fusíveis, fiação, tubulações, grade, portas e janelas, entre outros. A sujeira tomou conta de todas as dependências, sendo o espaço utilizado para prostituição, consumo de drogas e abrigo de elementos perniciosos à sociedade.

O que é CAPS?

O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.

*Com informações e fotos Zirene Valli e Wilson Mulinha

Data de Publicação: terça-feira, 19 de fevereiro de 2019