Vereador Huander Boff solicita implantação do SAMU 192 no município

Segundo o parlamentar foi informado por Tadeu Marino, o governo de Renato Casagrande vai viabilizar o programa e ampliar o serviço, nas regiões que ainda não contam com este benefício.

O projeto foi criado no próprio governo do Casagrande na gestão passada e que ficou engavetado no Governo Paulo Hartung. O sub-secretário garantiu que vai voltar o programa. e atender o pedido o mais breve possível.

Sobre o programa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Texto/foto-montagem ASCOMCMBSF

Data de Publicação: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019