Vereadora Zirene participa da Agenda Mulher com Vice-governadora, Deputadas, Prefeitas e Vereadoras

Na sexta feira dia (29), a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal Zirene Surdini Valli, esteve em reunião com a vice Governadora Jaqueline Moraes, deputadas Federal Lauriete e Estadual Janete de Sá, Prefeitas e inúmeras Vereadoras, onde foi debatido o "Programa Agenda Mulher": Neste encontro, após a apresentação do programa, foi dada a oportunidade de todas falarem de seus anseios e dificuldades no exercício de seus respcetivos mandatos, como também das lutas em implementar alguns projetos. Segundo Jaqueline Moraes esse é o foco da Agenda Mulher. “Trata-se do primeiro passo para um programa de empreendedorismo e empoderamento feminino, tendo como diretrizes institucional, social e política, que busca fortalecer a luta contra a invisibilidade feminina. A ideia é que mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas a seu redor”, disse.

Com a participação de 40 mandatárias e outras 60 convidadas ocupantes de cargos importantes no Estado, a primeira reunião de trabalho para a criação da Agenda Mulher discutiu o empreendedorismo como o mais importante condutor para empoderamento das mulheres capixabas. O encontro aconteceu , no Palácio da Fonte Grande, no centro de Vitória e foi comandado pela vice-governadora, Jaqueline Moraes. “A independência financeira, a rede de apoio, a possibilidade de trabalhar com o que gosta fortalecem a causa da mulher, e garante que, cada vez mais, as mulheres assumam posições de destaque no mercado de trabalho e em diversos outros espaços públicos”, disse a vice-governadora.

Em sua fala, Zirene disse que via naquela agenda de trabalho, a qual deverá se4 contínua, uma grande esperança. "Porque somos procuradas constantemente por muitas mulheres, mantenedoras de seus lares e filhos que relatam suas dificuldades, muitas delas precisando de emprego", destacou a parlamentar francisquense, acrescentando "o que nos tem proporcionado muito sofrimento, pois sabemos, pela experiência que temos, que tanto no Estado como no Município as vagas de trabalhos estão quase que saturadas e que uma das saídas para este grave problema do desemprego, é nós ajudarmos a implementar oficinas de artesanatos...como a que estamos implementando na área de rochas ornamentais e em outras áreas afins, com cursos de qualificação, para assim explorar o talento das pessoas, de nossos artesãos de maneira que eles possam com seus dons, suas habilidades, construir seus produtos, comercializando-os em um local próprio (que também estamos lutando para obtê-lo), gerando assim oportunidades de emprego e renda com o esforço de cada um", defendeu.
Disse também que "chegamos onde chegamos, que não é por acaso, é porquê temos uma missão grande, delegada por Deus e pelas pessoas para ajudarmos a nossa população, principalmente os que mais precisam", ajudá- lós sim a emanciparem, de maneira que possam depois, caminhar sozinhos e com dignidade", destacou Zirene.

O encontro contou com a participação deputada federal Lauriete Rodrigues; deputada estadual Janete de Sá; as prefeitas Lucélia Pim Ferreira da Fonseca, de São Gabriel da Palha e Vera Costa, Guaçuí; as vice-prefeitas Alexsandra Pedroni Schunk, de Fundão e Marcia Lamas, da Serra.

Também estiveram na reunião as vereadoras: Antônia Aparecida Cassundé (Águia Branca), Silvanea Vieira Paiva (Alegre) Fabiana Maria Maforte (Alto Rio Novo), Dileuza Marins Del Caro e Monica de Souza Pontes (Aracruz), Graceli Estevão Silva (Atílio Vivacqua), Celma Cortes Bussular e Sueli Alves Teodoro (Baixo Guandú), Zirene Surdini Valli (Barra de São Francisco), Renata Sabra Baião Fiorio (Cachoeiro de Itapemirim), Mylena Mendonça Pedruzzi (Castelo), Audréya Mota França (Colatina), Ângela Maria Coutinho (Fundão), Sonia Zanetti Bazílio (Itaguaçu), Brunella Colombo (Itarana), Elzeni Borges Soares (Mantenópolis), Celia Rodrigues Souza (Montanha), Gleyciaria Bergamim de Araujo (Nova Venécia), Valdirene Alves Santana (Pinheiros), Lurdes Sangiorgio Mozer (Rio Novo do Sul), Angela Maria Schutz Leppaus (Santa Leopoldina), Maria Josete Zottele Ferri (Santa Teresa), Larissa Mariellen de Paulo e Marcieli Alves (São Domingos do Norte), Adalgisa Ferreira lves, Delizete Baptista Pinheiro, Fatima Cristina Souza e Maria de Fatima Simões (São José do Calçado), Jaciara Teixeira do Nascimento (São Mateus), Jaqueline Gomes (Sooretama), Anna Maria Pedruzzi e Leila David Nogueira (Vargem Alta), Arlete da Silva Santiago, Nilma Maria Guez da Silva e Patrícia Crizanto da Silva (Vila Velha) e Neuza de Oliveira (Vitória).

Data de Publicação: segunda-feira, 01 de abril de 2019