Começa nesta quarta-feira (10), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha – trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores, doentes crônicos, menores apreendidos, funcionários do sistema prisional e detentos – poderá receber a dose.
Em contado com a coordenadora de vacinação do município, Solange Barbosa, informou que as pessoas aptas a tomarem a vacina, deverão comparecer as unidades de saúde ou postos de saúde munidos dos cartões do SUS e de vacina no horário de 8 às 11 e de 13 às 16 horas. Inclusive no Pavilhão Municipal. A outra informação dada pela coordenadora, é de que apesar dos horários anunciados, os locais de vacinação estarão com as portas abertas durante todo o expediente.
No Espírito Santo, 1.036.563 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (932.907) do total. Para atender a essa necessidade, o Estado recebe um total de 1.130.100 doses da vacina do governo federal. As doses serão distribuídas para os municípios para que eles vacinem o público-alvo, ação que é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou conforme a estratégia de cada administração.
A vacina
O Ministério da Saúde destacou que, em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. Em função da mudança na composição, a pasta considera “imprescindível” que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido imunizados anteriormente, recebam a nova dose este ano.
*ASCOMCMBSF/foto Voz da Barra
Data de Publicação: terça-feira, 09 de abril de 2019