Os vereadores Emerson Lima, Juvenal Calixto e Huander Boff, estiveram nesta segunda-feira dia 22, visitando diversos órgãos do governo, bem como o Procon-ES e a Assembleia Legislativa. A visita dos parlamentares francisquenses, foi buscar junto das autoridades, a viabilidade de serem discutidos, em Barra de São Francisco, junto com a população, assuntos relacionadas as tarifas cobradas em contas da EDP-Escelsa.
Os parlamentares francisquenses estiveram com Denise Izaita, diretora jurídica do Procon-ES, órgão que deverá estar representado no encontro a acontecer em breve por aqui. Preliminarmente ficou agendado para o dia 31 de maio, uma sexta-feira, a realização de uma audiência pública, para discutir com consumidores, empresa e autoridades, a questão dos aumentos das tarifas de energia elétrica no município de Barra de São Francisco.
O encontro deverá acontecer nas dependências da Câmara Municipal e deve trazer ao município, uma representação do Procom-ES e o deputado estadual Vandinho Leite, que na Assembleia Legislativa, tem encabeçado um movimento contra os possíveis abusos verificados em cobranças em contas da Escelsa e outras prestadoras desse serviço, também recepcionou a comitiva parlamentar francisquense e confirmou presença na audiência.
Os valores assustadores que os consumidores capixabas encontraram nas contas de luz que chegaram nos primeiros meses do ano credenciaram a EDP Escelsa, concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado, a liderar no quesito reclamações em 2019. De acordo com dados do Instituto de Defesa do Consumidor do Espírito Santo (Procon-ES) no ano de 2018 a empresa ocupava o segundo lugar neste ranking. O órgão não revela a quantidade de reclamações relacionadas à empresa.
Já no ano de 2018 e até o momento foram 66.568 reclamações no total, média de 152 reclamações a cada dia. A principal demanda do Procon-ES é relacionada a cobrança indevida, justamente a queixa principal dos clientes da EDP Espírito Santo. As outras demandas dominantes são vício de produtos, descumprimento, rescisão de contratos, negociação de dívidas e cálculo de prestação e taxa de juros.
ASCOMCMBSF
Data de Publicação: terça-feira, 23 de abril de 2019