Após a sessão legislativa que aprovou a autorização para o município celebrar fomento com a ASCAMARB, membros da entidade posaram para uma foto com os parlamentares
Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira dia 26, a Câmara Municipal votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 013, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza celebrar termo de fomento com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, em regime de urgência especial. Os recursos a serem repassados para a entidade, serão oriundos de uma parceria entre a Câmara Municipal e Prefeitura.
Na oportunidade, vários parlamentares falaram a respeito e coube a vereadora Zirene Surdini Valli ocupar a tribuna inicialmente, para defender o projeto e destacar a atuação dos membros da ASCAMARB – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Barra de São Francisco. Segundo ela, avançamos nas garantias de condições dignas de trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis com a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei N° 013/2019.
“Preocupada com a situação precária de trabalho de nossos catadores de materiais recicláveis, temos trabalhado forte, com empenho no sentido de melhorar as condições de trabalho deles. Tenho a grata satisfação de anunciar que o nosso Município hoje está dando um passo muito importante nesta direção”, justificou Zirene
De acordo com a parlamentar que por anos vem acompanhando a situação daquela entidade, afirmou ainda que depois de muitas discussões, de muitas idas e vindas, reuniões com Prefeito, com o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, com Secretário de Meio Ambiente, com a Associação, além de visitas a usina de Triagem de São Gabriel da Palha, finalmente o Projeto de Lei que autoriza o município de Barra de São Francisco a celebrar o Termo de Fomento com a Associação/ASCAMARB saiu- Graças a Deus com muita luta saiu!
Estamos vivendo um momento forte da União das pessoas em torno de uma causa urgente e necessária que é a realização da coleta seletiva com êxito: Quando junta a População – Entidades Religiosas – Entidades civis - Poder Público nesta causa - o êxito acontecerá.
A ação da ASCAMARB
A coleta de materiais recicláveis constitui, para muitos trabalhadores, única forma de garantir sobrevivência e possibilidade de inclusão num mercado de trabalho excludente.
Os trabalhadores são organizados na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra de São Francisco (ASCAMARB), onde o seu trabalho é essencial para garantir o reaproveitamento de resíduos que seriam depositados em lixões ou aterros, mais ainda há um caminho extenso a ser percorrido até ao estágio da coleta, de fato se tornar seletiva.
ASCOMCMBSF
Data de Publicação: quinta-feira, 27 de junho de 2019