Secretaria de Estado da Saúde divulga 6º boletim de Covid-19

A Câmara Municipal de Barra de São Francisco-ES, foi uma das primeiras que através de sitio eletrônico, alertou a população para o "coronavirus ou conavirus", como ficou conhecido. Através de manifestação por parte da presidencia desse legislativo, manteremos as notícias relacionadas a este problema de saúde, repassando as informações obtidas através da Secretaria da Saúde (Sesa).

A Sesa, por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), permanece com cinco casos suspeitos da doença no Estado. Todos estão em investigação no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Se trata de pacientes residentes da Grande Vitória que têm histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19. Eles apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade sendo, nesses casos, indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.

Regiões de

Saúde do ES

notificados

descartados

Casos em

investigação

confirmados

Sul

Norte

Central

Metropolitana

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

Para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus, existe uma série de medidas que podem ser tomadas pelo cidadão, a fim de garantir tais cuidados.

À exemplo da tosse ou espirro, segundo a etiqueta de higiene, o correto é cobrir a boca com a parte interna do braço ao realizar a ação, pois assim permite que as gotículas carregadas de vírus fiquem longe das mãos, evitando a contaminação.

Além disso, a etiqueta de higiene segue também os seguintes pontos, de acordo com o Ministério da Saúde:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

ASCOMCMBSF/SESA

Data de Publicação: quinta-feira, 05 de março de 2020