O pastor Gedelti Gueiros, de 93 anos, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, morreu na madrugada deste sábado (5) em Vila Velha, na Grande Vitória. A informação foi confirmada pela igreja nas redes sociais.
Na publicação, a igreja afirmou que informações sobre o velório e sepultamento serão comunicadas posteriormente. Em postagens anteriores, a igreja informou que o pastor estava internado e fez pedido de orações.
Legislativo Francisquense lamenta
A Câmara Municipal de Barra de São Francisco-ES, através de seu presidente vereador Emerson Lima, lamenta o passamento da grande liderança religiosa e manifesta solidariedade aos familiares e todos os membros deste importante segmento religioso, espalhado por vários municípios e estados brasileiros e até no exterior.
Emerson Lima destacou que através de outros legislativos capixabas também foi informado do falecimento do Pr. Gedelti e que em Barra de São Francisco a Igreja Maranata tem apresentado um trabalho de evangelização significativo. Nesse sentido, a Presidencia do Poder Legislativo Francisquense se associa as manifestações de pesar, rogando que familiares, amigos e membros da denominação religiosa, encontrem conforto nesse momento de pesar e de solidariedade humana.
Quem é o Pastor Gedelti
Gedelti Victalino Teixeira Gueiros nasceu em novembro de 1931 na Cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Gedelti Gueiros filho dos pernambucanos Abílio Teixeira Gueiros (filho de Antônio Teixeira Calado e Francisca da Silva Gueiros, sendo esta irmã dos pastores presbiterianos Antônio e Jerônimo de Carvalho Silva Gueiros, o "leão do Norte") e Sarah Victalino Teixeira Gueiros.
Na infância, sua família mudou-se novamente, desta vez para Vila Velha, Espírito Santo, município no qual permanece até os presentes dias. A família Gueiros havia se convertido ao protestantismo em 1895 por meio de pregações do médico e missionário Dr. George William Butler,[4] de modo que, assim como os Gueiros de Pernambuco, o Sr. Abílio, sua esposa Sarah e seus filhos Jedaías, Jabes, Sarah, Gedelti, Jerusa e Edna Júnia congregavam na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Em 18 de dezembro de 1966, Gedelti elogiou o desempenho do Rev. Sebastião, na reunião do Conselho, além de prestar-lhe "votos de sucesso para o ano de 1967. Tais votos nunca foram marcados pela sinceridade pois a grande oposição ao Pastor Sebastião começou, exatamente, no início daquele ano de 1967, encabeçada por Gedelti".
Data de Publicação: sábado, 05 de julho de 2025
Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Telefone(s): (27) 3756-2720
E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br
Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00
Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)