CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Carlim da Dengue quer fossas cépticas biodigestoras na zona rural

No início do século, a implementação do saneamento básico teria potencialmente salvado muitas vidas, especialmente de crianças, ao reduzir a incidência de doenças transmitidas pela água e por falta de higiene. Agora em pleno XXI, o chamado saneamento básico ainda não chegou na zona rural da maioria da população que habita neste setor. A falta de saneamento básico era um problema grave, com impactos significativos na saúde pública, na economia e na qualidade de vida da população.

Pensando desta forma, o vereador Carlim da Dengue apresentou proposta através de um projeto de lei nº 093/2025, que institui a política de incentivo à instalação de Fossa Septica Biodigestoras, nas zonas rurais do município. A matéria deverá ser apreciada na sessão legislativa após o recesso parlamentar que se encerra no início do mês de agosto.

O parlamentar autor que conviveu e convive com o meio rural desde que nasceu, é o maior defensor do sistema biodigestor tanto que o projeto ganhou destaque na Escola Familia Agrícola Normilia Cunha dos Santos, onde o mesmo foi instalado a muitos anos e se encontra em pleno funcionamento.

Carlim da Dengue defende que o projeto sendo aprovado, vai estimular o tratamento ambiental adequado dos dejetos humanos nas propriedades rurais além de proporcionar ações de conscientização dos moradores sobre a importância da instalação de fossas sépticas biodigestoras.

“Nossa intenção é que possamos com a implantação diminuir os riscos e prevenir doenças, através de um sistema comprovadamente que deu certo, evitando a contaminação dos lençóis freáticos e produzindo adubo orgânico de qualidade para uso agrícola”, justificou Carlim da Dengue.

O parlamentar que reside no perímetro considerado como zona rural, constantemente vem denunciando a falta de uma política efetiva para coletar os resíduos de esgoto em seu distrito, onde os dejetos humanos são em grande parte jogados no Rio Itaúnas.

“Se nós ficarmos esperando a implantação do sistema convencional, que é dispendioso, demorado e não acessível nas localidades distantes da sede do município, iremos continuar no atraso e a solução é oferecer orientação, acompanhamento permanente e assistência técnica qualificada para a execução de instalação, nas propriedades rurais para terem sua fossas sépticas biodigestoras”, pontuou.

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de julho de 2025

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)