CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Câmara aprova Moção de Aplausos para policiais que atuaram em resgate de jovem francisquense sequestrada

O vereador João Batista Farias Vencioneck, apresentou junto da Mesa Diretora, ouvindo o plenário e na forma regimental, o envio de expediente a 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco ES. Moção de Aplausos, em decorrência da “Operação resgate.

No dia 18 deste mês, a Polícia Civil ES, através da 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco ES, deflagrou tal operação, que libertou de cativeiro uma adolescente de 16 anos, sequestrada no dia 16 em Barra de São Francisco ES.

O parlamentar autor da proposta destacou que as investigações foram conduzidas pelos delegados Leonardo Foranttini, Jessica Bohrer e Daniel Nogueira. O crime foi planejado pelos bandidos envolvidos após tomarem conhecimento que um familiar indireto da vítima teria ganhado um prêmio milionário na mega sena em 2025.

Inicialmente, o grupo pretendia sequestrar outra pessoa da família, mas, diante de dificuldades na execução, optou por capturar a adolescente. Apesar da relação familiar indireta, a vítima não tem vínculo consanguíneo com o ganhador do prêmio.

“O trabalho integrado de inteligência identificou que a extorsão mediante sequestro era

coordenada remotamente por um detento custodiado no presídio de Teixeira de Freitas, na Bahia. Com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia, foi possível localizar o cativeiro em uma residência situada no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa, no Estado da Bahia.

Também confirmamos a informação que esse detento era integrante da organização criminosa Comando Vermelho”, explicou a adjunta da Delegacia Regional de Barra de São Francisco, delegada Jéssica Bohrer.

Com a confirmação do local, equipes da PCES deslocaram-se até o estado da Bahia, enquanto equipes da CAEMA e da CMASP realizavam o cerco tático e a intervenção no imóvel para libertar a vítima. Durante a operação, houve resistência armada por parte de um dos suspeitos. Ele foi atingido no confronto, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. No local, foram apreendidos a arma de fogo, um veículo com restrição de roubo e aproximadamente 800 gramas de entorpecentes, entre crack e maconha.

A operação contou com a integração de diversas forças de segurança, incluindo Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e Coordenadoria de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) do Estado da Bahia, Companhia Independente de Policiamento Especializado/Mata Atlântica (CAEMA) da Polícia Militar do Estado da Bahia, Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio das Delegacias de Viana e Linhares, Serviço Reservado do 11º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), das Delegacias de Posto da Mata e Teixeira de Freitas da Polícia Civil do Estado da Bahia (PCBA) e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares – FICCO/GV da Polícia Federal.

A adolescente foi resgatada com segurança e encaminhada ao Espírito Santo, onde foi entregue à família. “As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar todos os envolvidos, esclarecer integralmente as circunstâncias do crime e responsabilizar cada um conforme sua participação. As diligências continuam visando também à localização e prisão de eventuais coautores e partícipes, reforçando o compromisso da instituição com o enfrentamento qualificado à criminalidade”, salientou Jéssica Bohrer.

Essa casa de Lei vem dar PARABÉNS aos Policiais Civil, Delegados: Leonardo Foranttini, Jessica Bohrer e Daniel Nogueira. Aos oficiais investigadores:

Alcides Zanotelli Senegatto Filho, EduardoBruno Santa Cruz Marques, Marcio Justino Inacio, Ronieryson Pereira Virginio e Walter Fernandes da Silva. AOS COMPONENTES DO SERVIÇO DE INTELIGENCIA DO 11º BATALHÃO DA POLICIA MILITAR.

“Não podemos deixar de dar os parabéns, a força de segurança do Estado da Bahia através do grupo especializado CAEMA e a Policia Federal, que se integraram e deram um desfecho digno de elogio na resolução do sequestro com resgate da adolescente ilesa”, acrescentou Sargento Farias.

Após ouvido o plenário e atendidas às formalidades regimentais, tendo obtido votação favorável e unânime, Sargento Farias requereu que fique constado na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplausos aos Policiais envolvidos na resolução desse crime, enviando-lhe cópia com nossos cumprimentos ao Delegado chefe da 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco ES e ao Delegado Geral da Policia Civil ES, José Darcy Arruda.

Data de Publicação: terça-feira, 24 de março de 2026

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)