CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Presidente da Câmara faz sugestão para que Secretaria de Educação adote atividades extracurriculares para estudantes

Preocupado com a necessidade de incutir nos estudantes da rede municipal de ensino, noções de civismo, patriotismo, convivência harmoniosa e pacífica, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juvenal Calixto, encaminhou sugestão para a Secretaria Municipal de Ensino, no sentido de que tais práticas sejam implantadas.

O parlamentar hjustificou que a preocupação se faz necessária, quando noticias dão conta de atos de violência estão ocorrendo em escolas de municípios vizinhos e no país como um todo. "Venho sugerir a Vossa Senhora, que sejam realizadas palestras e outras atividades extracurriculares de abordagem, destes temas, junto aos nossos alunos", defendeu Juvenal, acrescentando ainda que se busque uma parceria com a Polícia Militar e psicologos, os quais muito poderão contribuir na realização destas atividades.

A violência escolar

Tipos de violência escolar, os fatores que levam os jovens a praticar atos violentos, diferença entre violência e agrassividade,...

A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas . É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história .

A definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros. Neste sentido Aida Monteiro se expressa " entendemos a violência, enquanto ausência e desrespeito aos direitos do outro"[1]. No estudo realizado pela autora em uma escola, buscou-se perceber a concepção de violência dada pelo corpo docente e discente da instituição.

Para o corpo discente " violência representa agressão física, simbolizada pelo estupro, brigas em família e também a falta de respeito entre as pessoas ". Enquanto que para o corpo docente " a violência, enquanto descumprimento das leis e da falta de condições materiais da população, associando a violência à miséria, à exclusão social e ao desrespeito ao cidadão" .

É importante refletirmos a diferença entre agressividade, crime e violência.

A agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja , o indivíduo que é vítima de violência constante têm dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites porque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar. O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento. Ele possui "os padrões de educação contrários às normas de convivência e respeito para com o outro ." ABRAMOVAY ; RUA ( 2002) A construção da paz vem se apresentando em diversas áreas e mostra que o impulso agressivo é tão inerente à natureza humana quanto o impulso amoroso; portanto é necessária a canalização daquele para fins construtivos, ou seja, a indignação é aceita porém deve ser utilizada de uma maneira produtiva.

 

ASCOMCMBSF/MEUARTIGOBRASILESCOLA

Data de Publicação: segunda-feira, 19 de agosto de 2019

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