CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

Huander Bofe representa Câmara Municipal no 1º Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba

 

Para debater desafios da cafeicultura, o evento, que trouxe ao Estado o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Junior, vai reunir diversos sindicatos e entidades ligadas ao setor da agricultura e lideranças políticas. O vereador Huander Cleidy Cardoso de Souza - Huander Bofe (PSB), esteve representando a Câmara Municipal no evento, que contou ainda com a presença do ex-secretário municipal Valmiro Saar que é uma liderança do partido do governador Renato Casagrande.

O presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, vai apresentou, durante o encontro, proposta para que o Governo Federal prorrogue as dívidas dos cafeicultores, crie mecanismo para conter os baixos preços de comercialização, e faça o zoneamento das regiões produtoras de cafés no País, levando- em conta que cada uma tem sua realidade.

A prorrogação da dívida é prevista no Manual de Crédito em casos específicos, como perdas na produção motivadas por fatores climáticos, por exemplo geada, falta de chuva, dentre outros, e contém, de igual maneira, também perdas por baixos preços de comercialização, caso que se aplica atualmente. A prorrogação deve ser feita antes do vencimento do contrato, sendo mantida a taxa inicial contratada. Dependerá de laudo técnico a ser anexado à nova proposta, podendo a prorrogação ter prazo de até cinco anos, com dois anos de carência.

Huander Bofe disse que o encontro foi bastante proveitoso já que no município francisquense, quase tres mil propriedades rurais sobrevivem tendo a cafeicultura como base de receita. Para ele, o tema tem sido assunto recorrente das entidades ligadas ao setor junto ao Governo Federal. No Espírito Santo, o 1º Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba será mais uma oportunidade para debater a pauta, já que o Estado é o segundo maior produtor de café do Brasil, responsável por cerca de 19,7% da safra.

 O 1º Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixabauma realização do CNA, Faes, Senar e sindicatos. Já o plantio de café tem sido a principal atividade agrícola do Espírito Santo, aproximadamente 131 mil famílias de toda as cidades (exceto Vitória) se dedicam a esse ramo do agronegócio.

Fonte: SAFRA | ES / ASCOMCMBSF/FOTOS BOFE

Data de Publicação: quinta-feira, 24 de outubro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES
Rua Tiradentes, n° 205 – Bairro Irmãos Fernandes
Barra de São Francisco – ES


Telefone(s): (27) 3756-2720

E-mail: faleconosco@barradesaofrancisco.es.leg.br

Atendimento ao Público:
Segunda das 08h00 às 17h00
Terça a Sexta-feira 08 às 13h00


Horário das Sessões Plenárias:
17 horas (Calendário)